quinta-feira, maio 18, 2006

Maternidade

Ser boa, ou má mãe. Ser mãe galinha, ou não. Ser isto, ou ser aquilo... enfim, muito se tem especulado nestes últimos dias sobre este tema, que tanto assunto gera em sua volta.

Ser MÃE!
(como não sei estar caladinha e sossegadinha, também venho opinar aqui no meu cantinho)

Sei que mudei com a maternidade. Às vezes tento pensar em que é que eu mudei e, não chego a nenhuma conclusão. Mas sei que mudei.

Continuo a sentir-me bem como mulher. Tenho é mais algumas incertezas e tenho mais alguns medos. Mas penso que tenho uma maior capacidade de amar sem procurar retorno.

Quando a Beatriz era muito pequenina, custava-me partilhá-la com o Mundo (exceptuando o pai). Queria ser eu a fazer tudo, queria estar sempre lá. Para ser sincera a ideia de a colocar num infantário era para mim mais fácil do que deixá-la com alguma das avós. Até porque este ciúme que se gera em torno da nova família me enerva um bocadinho.

Até que alguém me disse uma coisa. Uma coisa que me fez pensar muito. Uma coisa que me fez bem.

"VAIS SER SEMPRE MÃE DELA."

Soube-me bem ouvir. Só nesse momento encaixei essa realidade.
Ela foi para o colégio (estou muito contente com o colégio e não me arrependo de a ter colocado lá , mesmo tendo a minha mãe que não trabalha).
Ela começou a ter mais tempo com o Mundo.

Como mãe quero que a minha filha seja amada, não só por mim. Mas tenho o dever de lhe proporcionar outros convívios e outros "amores". Amor de tio, primos, avós e amigos. Para isso, tenho de a deixar conviver. Descobrir.

Depois, e logo em seguida, li uma coisa num blog que mudou novamente a minha maneira de pensar:

"ÁS VEZES QUERO TANTO SER UMA BOA MÃE QUE ME ESQUEÇO DE MIM. NESSAS ALTURAS EU NÃO ESTOU A SER UMA BOA MÃE!"

E corri atrás de alguns dos meus sonhos (sim tenho mais sonhos do que ser mãe). E sinto-me muito mais feliz, preenchida e ocupada.

Assim, quando estou com ela, estou mesmo com ela. Completa e com muita coisa para dar.

Não sei se isto é ser boa, ou má mãe. Sei que é a MINHA maneira de ser Mãe.

5 comentários:

Anónimo disse...

Lá está, voltamos ao assunto... o importante é conseguirmos ser felizes porque só assim também os nosso filhos o serão. Para uns a felicidade é estar a 100% com os filhos, para outros o seu mundo precisa de mais. Não critico nenhuma das formas de estar na vida, eu tenho a minha com a qual sou feliz. Tento dedicar o meu tempo livre à minha menina, mas o meu tempo em casa não é sempre tempo livre ( como qualquer outra pessoa ), mas tal como disseste, tento que o tempo em família seja com bons momentos, com risadas, brincadeiras, mimos. A questão de ser boa ou má mãe sinceramente não me preocupa, até porque para mim má mãe é aquela que por dolo ( e não negligência porque em um ou outro momento todas somos negligentes ) provoca dor no seu filho, seja essa dor fisica ou psicologica. De qualquer forma é uma questão muito polémica e é muito dificil traçar a linha onde daqui para ali é se boa mãe e daqui para o outro lado não :).
Seja como for, se um filho é amado, tem as suas necessidades fundamentais satisfeitas e é uma criança feliz, então a mãe fez um bom trabalho ;)

Anónimo disse...

Parece que as cabeças maternas andam numa de dúvidas no ar : )
Claro que és boa mãe... só uma boa mãe, escreve todos os dias sobre a filha, conta com amor as suas aventuras e deixa aqui, para que todos vejam esse amor tão profundo...
Ser boa mãe é também ser assim... cheias de palavras que tão dificilmente descrevem o que sentimos!

Beijinhos de outra BOA mãe : )

Anónimo disse...

Acho bem deixares a filhota conviver com as amigas e amigos.
É que é já a seguirrrrrrr.

Anónimo disse...

És a melhor mãe q ela podia ter.

Anónimo disse...

Tenho a certeza de que és boa mãe.
És mãe à tua maneira...
Mas uma boa mãe sem qualquer dúvida!