terça-feira, julho 24, 2007

As crianças conseguem ser muito cruéis...

... entre elas!

Assisti a uma cena que me tirou do sério. Sou sensível a injustiças.

No Domingo à noite (dia de caracolada na tasca do costume) estava uma mesa com um casal e 5 crianças, com idades entre os 15 e os 5. O mais novo de cabelinho cortado e um ar franzino, estava sempre mais cabisbaixo, olhos baços e mãos caídas. Reparei nisto, porque todos foram brincar ao jogo das escondidas na rua e a minha miúda quexida também quis ir. Meia hora de jogo passado, percebi que aquelas 4 alminhas não queriam jogar mas sim, chatear o mais novo, que era sempre o apanhado, ou o que ficava de castigo.

Sem saber bem porquê, as regras com ele eram outras, bem diferentes. O objectivo era mesmo chateá-lo...
E ao fim de algum tempo, não consegui deixar de me meter. Ouçam lá, mas qual é o vosso objectivo??? o que é que ele fez desta vez e porque é que ele tem de ir para trás do muro e vocês não? E das respostas pouco convincentes e envergonhadas nenhuma me satisfez, nenhuma foi verdadeiramente honesta.
Disse num tom de desaprovação: Eu não sou vossa mãe, mas digo-vos que isto não se faz... vocês estão a ser muito cruéis...
E enquanto falo reparo que os olhos do mais novo se enchem de água, carente, carente...

Apeteceu-me agarrá-lo, abraça-lo, mimá-lo e dizer-lhe que ele é melhor do que todos os outros, que no meio de tantas críticas e bocas foleiras, nunca, repito NUNCA disse mal de nenhum deles... mas que custa, custa mesmo!

8 comentários:

AnaBond disse...

são mesmo. são verdadeiras, mas não sabem distinguir a malícia da brincadeira, por vezes.

(gostei da tua atitude)

LP disse...

A Ana tem razão, as crianças muitas vezes não conseguem distinguir, se bem que com 15 anos já têm idade para isso.

Liana disse...

As crianças são mesmo muito crueis :(

Mas o pior são os Paizinhos que nada fazem...

S.A. disse...

Até a mim me deu vontade de abraçar o miudo... :(

Margarida disse...

No que depender de mim, vou tentar que a Leonor respeite sempre o outro, seja ele criança ou adulto...

Smas disse...

Pior que esses miúdos são os pais que não sabem ensinar o respeito para com os outros!
Pobre miúdo, realmente vale mais que os outros!
Bjs

Morena disse...

Espero que os meus nunca protagonizem uma cena dessas... beijinho grande no pequenino

Cláudia Braz disse...

para mim, a culpa é dos pais.
Até me vieram as lágrimas aos olhos...