A nossa vida é feita de ciclos. Principalmente com os sonos, horas de sono e qualidade do mesmo. Há fases em que a Bi nunca acorda de noite... e se acontece num determinado dia, sei que os dias seguintes ela vai dormir bem. Pode ser durante 10 dias, 15... aproveito sempre esses dias como se nunca mais fosse dormir.
Depois começa um outro ciclo, como o actual, onde acorda às 6H30/7H00 e não quer dormir mais. Há outros que acorda 2, 3 vezes por noite, para lhe pegar ao colo, dar um mimo, blá...blá...
O giro é que eu sei que quando muda, vão ser alguns dias assim. Nunca é só um dia, nunca é só uma noite.
Com o vestir, mudar as fraldas, também é a mesma coisa. Há alturas em que o faço bem, mas de repente de um dia para o outro deixo de o fazer e mudar uma fralda passa a ser um verdadeiro desafio.
Vestir um simples par de colans pode ser quase impossível. Às vezes estou quase uma hora para a conseguir vestir. Acreditem que é verdade. Mas, estou sempre com esperança que de um dia para o outro tudo mude e comece o ciclo bom.
A nível de comportamento sinto que ela está sempre a melhorar. Muitas vezes surpreende-me. Ela sempre foi um bebé de temperamento dificil, sempre chorou muito, e exigiu muita atenção. Agora ja brinca muito sozinha, já me dá algum espaço para conseguir fazer as coisas do dia-a-dia. Muitas vezes não conseguia sequer começar a fazer o jantar e dava por mim a descascar uma batata e a correr para ela... estava estafada e exausta no fim do dia. Quando ela adormecia eu já estava quase a cair para o lado.
Com o passar do tempo, a conquista do andar, correr, trepar faz com que se concentre muito mais na fala e, por isso, descanse um pouco mais. Está muito menina e já me acompanha sem fitas em muitas coisas que tenho de fazer diariamente. Quando vamos jantar fora comporta-se lindamente. Convive, ri, brinca e faz-se entender um bebé quase criança muito fácil.
Nestes 19 meses que completa hoje, aprendi que não posso dizer a minha filha é assim, ou assado... digo sempre ela está assim, ou foi assim...
eles mudam muito e quando pensamos que já sabemos tudo, pimba.... muda tudo outra vez!
Ser mãe um desafio constante. Tentar ser boa mãe é ainda um desafio maior.